top of page
Buscar

CIDADE DA CRIANÇA

  • Foto do escritor: Davi Rodrigues
    Davi Rodrigues
  • 2 de out. de 2018
  • 3 min de leitura

extinta cidade cenografica da tv manchete,que agora virou um parque de diversões localizado em São Bernardo do Campo

A Cidade da Criança é um parque de diversões brasileiro localizado no centro da cidade de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, atrás dos antigos estúdios da Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Foi o primeiro parque temático do Brasil, tendo sido um empreendimento bastante ousado para a época e que atraiu muitos turistas para o município. Foi aberto em 10 de outubro de 1968.

Era dividida em três áreas temáticas sendo uma delas totalmente voltada para a Amazônia, contendo uma réplica do Teatro Amazonas, da Ferrovia Madeira-Mamoré e diversas outras figuras características da região. Entre suas atrações mais famosas estavam uma réplica de submarino, um avião, o Minhocão (montanha russa), a Casa Maluca, entre outras.

Foi construído, inicialmente, como estúdio para gravação da telenovela Redenção, da TV Excelsior. Mesmo depois do fim da telenovela, em 1968, as visitas à cidade cenográfica continuaram.

Estúdios Vera Cruz

Os Estúdios Vera Cruz ficam ao lado do terreno onde fica a Cidade das Crianças; no início da novela Redenção foi feita uma cidade do interior de São Paulo naquele terreno, com uma igreja, delegacia, fórum, prefeitura e algumas casas como pedia o roteiro. Este cenário ainda existe, e esta lá no parque na atual região Redenção.

O Fechamento

Depois do auge nos anos 70 e 80, o parque entrou em decadência, sofrendo com a concorrência do Playcenter e do Hopi Hari. Em 2005 foi fechado pela prefeitura de São Bernardo do Campo por falta de segurança, e falta de manutenção dos equipamentos; a prefeitura da cidade estava com um projeto de fazer o parque de um local educativo. Na época do fechamento, vários brinquedos, administrados por terceiros, estavam em mau estado de conservação.

O projeto de transformar a Cidade da Criança em parque educativo sofreu alguns problemas, pois o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo rejeitou os recursos gastos provenientes da Secretaria da Educação, tendo em vista que o espaço não foi construído a partir de um projeto pedagógico. Diante disto a prefeitura pretendia lançar uma licitação de concessão para o funcionamento e manutenção do parque.

Reinauguração

Apesar de todos os problemas mencionados, a reabertura ao público foi marcada para o dia 17/01/2010. Nesta primeira etapa, porém, ainda permanceram fechados o teleférico e o submarino.

O parque foi muito criticado pela imprensa e por visitantes em sua reabertura. Por ter ficado fechado para reformas por cinco anos, o público esperava encontrar um parque completamente novo, o que não se concretizou. No dia da reinauguração, mais de 20 mil visitantes foram surpreendidos com a ausência de atrações: apenas um carrossel, um planetário, um simulador e uma atração sobre o corpo humano estavam abertas. No mesmo dia da inauguração o simulador foi fechado pois o ar condicionado quebrou.

Com o grande número de críticas, o prefeito Luiz Marinho viabilizou um projeto de inaugurar novas atrações até o final daquele ano. O projeto, quase concluído segundo a prefeitura da cidade, vai trazer novos brinquedos ao parque até dezembro.

As novas atrações são: Minhocão (mini-montanha russa), 'Splash', elevador, 'Carrossel Ferrari', carrinho de bate-bate, 'Twist', roda gigante, entre outros.

Curiosidade

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Seguir

  • Instagram

©2018 by Fun and Park BR. Proudly created with Wix.com

bottom of page